INTERNACIONAL

FAB participa de Conferência de Mulheres no Trabalho Espacial nos EUA

Evento reuniu delegações para troca de experiências e disseminação da agenda “Mulheres, Paz e Segurança” do Conselho de Segurança da ONU
Publicada em: 24/08/2023 10:04
Imprimir
Fonte: COMAE, por Capitão Dilson
Edição: Agência Força Aérea

A Força Aérea Brasileira (FAB) participou, no início de agosto, da Conferência Women in Space Workforce Development (Mulheres no Desenvolvimento da Força de Trabalho Espacial), promovida pelo Comando Espacial dos Estados Unidos. O evento, realizado no Centro de Conferências The Penrose House, na cidade de Colorado Springs (EUA), reuniu delegações do Brasil, Colômbia e Tailândia, que foram recebidas em um ambiente colaborativo dos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido para troca de experiências e disseminação da agenda “Mulheres, Paz e Segurança” do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). 

A Tenente Serviços Jurídicos Larissa da Costa Cavalcante, do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), e a Sargento Especialista em Sistemas de Informação Sabrina Soares Campos Silva Coelho, do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), representaram o Brasil e a FAB no encontro. Na oportunidade, as militares discorreram sobre tópicos tais como: a forma de recrutamento e retenção de pessoal, principalmente de mulheres nas Forças Armadas; o Plano Nacional de Ação sobre "Mulheres, Paz e Segurança" e o papel feminino na área espacial.

"O evento foi importante, pois tratou de melhorias e iniciativas relacionadas à cultura organizacional e à participação das mulheres no meio militar, conforme a realidade de cada país, para aperfeiçoar as formas de retenção de pessoal das Forças Armadas, em particular na área espacial", disse a Tenente Larissa. 

Na ocasião, foi reconhecido o sucesso da Força Aérea Brasileira por possuir uma proporção superior a 50% de mulheres em seu quadro de militares temporários.

O propósito do evento foi compartilhar experiências e iniciativas relacionadas às mulheres e às atividades espaciais de cada nação participante. O evento contou com a participação de Oficiais-Generais do Comando Espacial dos Estados Unidos, Oficiais das Forças Armadas do Canadá e do Reino Unido, além de instituições civis da área espacial.

Fotos: Sargento Sabrina Soares / COMAE